A Universidade Federal de Santa Catarina é responsável pela ilha, porém, a ilha está em estado de abandono. A restauraçāo de sua fortificações ficaram somente nas muitas promessas. A ilha é um lugar encantador, apresentando cenários que nos fazem imaginar possíveis acontecimentos ocorridos na ilha.
A Ilha se encontrava bastante suja, com a maioria da sujeira trazida pelo mar.
Recolhemos quatro sacos grandes de lixo e algumas bombonas que não couberam nos sacos.
Trabalhamos em torno de cinco horas. Tivemos um ótimo trabalho em equipe.
Me chocou muito a quantidade e a variedade de resíduo encontrada. Desde bico de criança, embalagem de ketchup e de amaciante, e até um cabide novinho e muitos pés de chinelo que provavelmente foram perdidos na praia.
Fizemos a segregação do material. Das quatro sacolas abaixo, duas estão cheias de garrafa pet, uma de isopor e a outra com uma variedade imensa de material. Enchemos meia garrafa de 5 L só com tampinhas das garrafas encontradas.
Precisamos pensar para onde vai nosso lixo. Precisamos pensar que muito desse lixo não precisa nem ser produzido por nós. Podemos tomar um suco natural em vez de tomar um refrigerante e assim não produzimos a garrafa plástica. Precisamos pensar em nosso consumo e qual é o resultado dele, os resultados podem ter consequências graves no meio ambiente Precisamos cuidar do nosso planeta Terra.