quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Novo semestre!

Faz um tempinho que nāo escrevo aqui! Vida de jogadora de basquete e estudante nos Estados Unidos nāo é muito fácil. Fiz um ano em Highland Community College quando consegui fazer alunos se juntarem para criar o The Green Team (o time verde) eu tive que mudar de escola.
Hoje estou morando em Borger- Texas. Estou morando nos dormitórios de Frank Phillips College. E adivinha se eles tem algum programa com o meio ambiente ? Eles se quer reciclam na escola. Não sei nem por onde começar a fazer alguma mudança aqui.
 Mas falando de mim, poucas coisas atualmente estou fazendo para ser Lixo Zero. Isso me deixa triste. Saímos com o time para comer Fast Food e produzimos muito lixo. Eu continuo usando meu coletor menstrual até então usava meu shampoo e condicionador Lush, toda vez que vou no mercado levo minha sacola. Tento escolher produtos que são menos piores para o meio ambiente.
Meu dormitorio é bem americano. Cada duas gurias tem um quarto. Sala, banheiro e cozinha em comum.


Visual da cozinha

 



Nesse papel assim diz: Certifique-se de lavar a louça em uma base diária. Qual louça não limpa ira ser jogada fora.


Imagina quanta louça ja foi jogada fora. Imagina quanto prato e talheres recicláveis já foram jogados fora. Americanos preferem usar itens descartáveis do que ter que lavar. Isso realmente me incomoda. Olhando esse lixo então, me da vontade de separar e reciclar tudo, mas eu não tenho a onde colocar. Eu não tenho um carro onde posso carregar ate um lugar para reciclagem. Muita coisa ainda precisa ser feita.

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Reciclagem no College

Mais ou menos dois mêses atrás comecei a ajudar a fazer a reciclagem do campos. Toda a quarta feira de tarde eu e um colega meu recolhemos todos os lixos recicláveis do campos e levamos para o centro de reciclagem. Onde nos temos que separar cada material. Uma vez por mês vem uma empresa recolher todo o material reciclado.

 A minha cidade tem cerca de 1000 habitantes. Então não é um grande volume de material reciclado.



sexta-feira, 1 de abril de 2016

Visitando lugares diferentes

   Semana passada tive um feriado de uma semana e minha colega de apartamento convidou eu e minha amiga Brasileira para ficar na casa dela em St Joseph- Missouri. Essa cidade fica 35 minutos do College onde eu estudo. O pai dela me levou para conhecer o centro de reciclagem e o aterro sanitário da cidade.  A cidade tem 77 mil habitantes  ( conforme Wikipedia).



    Assim é o aterro sanitário da cidade. Quase nenhum lixo exposto ao céu aberto. Todos os dias antes de fechar eles cobrem todo o lixo. Todo final da semana eles cobrem tudo da semana com outra camada. Eles tem um controle do lençol freático semanalmente. Eles são responsáveis pela água da chuva que cai no terreno do aterro sanitário. O aterro sanitário produz gás metano, eles armazenam o gás e transformam em energia que abastece cerca de 150 casas da cidade.




    O centro de reciclagem da cidade não é muito grande. Eles não tem um sistema de coleta seletiva, quem quiser reciclar tem que trazer o material até este local.




sexta-feira, 25 de março de 2016

Loja nota 1000

Eu tenho uma fascinação por não produzir lixo. Acho isso muito legal. Mas nem sempre é fácil ter esse lifestyle. Moro em um dórmitorio dentro da universidade,portanto, como ja disse antes, faço praticamente todas as minhas refeições na cafeteria, então acabo não comprando muitas coisas no mercado.
Desde que eu comecei com essa ideia de ser lixo zero, ja adaptei na minha vida algumas simples mudanças:
- Uso um coletor menstrual
- meus shampoo, condicionador e desodorante são em barra para não produzirem embalagens.
- Uso minha propria sacola reutilizável quando vou ao mercado
- tenho meus talheres de acampamento e meu copo para eu não precisar usar descartáveis.

Semana passada fui em um mercado local muito legal chamado  The Merc C+op localizado em Lawrence- Kansas       http://themerc.coop
 Conforme o site do mercado, todos os produtos sāo da região, uma distancia maxima de 200 miles ( 320 km) o que ajuda a  economia local.












Fiquei apaixonada com o mercado porque você pode comprar uma grande variedade de produtos a granel usando seu próprio conteiner. Desde vários tipos de grãos, até farinha, manteiga de amendoim, café, etc. Ate mesmo roupa orgânica, dentro muito outros tipos de produtos.
Eu comprei apenas duas coisas que eu estava precisando. Um shampoo em barra, pois o meu estava no fim, e um produto para tirar manchas de roupa.







quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016



Semana passada minha professora de Ciências Ambientais me convidou para fazer uma apresentação na aula de Sustentabilidade sobre viver Lixo Zero. Foi uma experiência bem legal e eu tive que me desafiar a falar em frente do publico em ingles. Aqui esta o video da minha apresentação:

My  Environmental Science teacher invite me to do a speech for the sustentability class about Zero Waste. It was a very cool experience  and a little bit challenge because I needed talk in front of people in english. Here is the video of me talking:









quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Trainer room ( Sala de Fisioterapia)

Como ja falei para vocês eu estou estudando e jogando basquete nos Estados Unidos e no meu College (Universidade) como nos outros, existem os chamados Treiner Room. Desde a primeira vez que eu entrei la eu fiquei chocada com a quantidade de lixo que é produzido. Treiner Room é praticamente uma sala de fisioterapia onde os atletas que sentem alguma dor ou tem alguma injuria vai para la antes e/ou depois dos treinos. La os profissionais formados nesta área e alguns alunos que ajudam, fazem botas de esparadrapo para atletas, colocam gelo, medicam.... Fazem diversos tratamentos.
Muitos atletas principalmente do basquete tem problemas com torção de pé, para prevenção eles fazem botas de esparadrapo, como esta a baixo.

Esparadrapos não são  recicláveis  e não tem um tempo definido para sua decomposição. Como podemos evitar ? Tornozeleiras são uma ótima opção, mas muitos atletas não se adaptam ou quando a torção é mais seria é melhor usar bota de esparadrapo pois deixa o pé mais firme. No meu time tem cerca de 3 atletas que fazem bota de esparadrapo antes de todos os treinos, nos temos treino praticamente todos os dias, e muito lixo é produzido. A treiner( profissional) me falou que eles fazem
em torno de 10 botas por dia. Aqui o college não é muito grande e produz cerca de 300 botas de esparadrapo por mês. Imagina  o quanto as universidades produzem.
 Além de ser ultilizado para fazer botas, ele pode ser utilizado para diversas outras coisas, como por exemplo, para o punho ou para o dedo.

No Treiner Room é produzido muito plástico por causa que os atletas precisam usar muito gelo nas areas que estão doloridas ou machucadas. Além da sacola que o gelo é posto dentro também é utilizado plástico filme para prender o gelo na pessoa.

Outros tipos de lixo são produzidos, como embalagens de remédios, embalagens de pomadas,luvas descartáveis.

Alem do lixo o Treiner Room ultiliza bastante água e energia .