sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Mudanças :)


    Não é nada muito prático todo dia  levar a  gôndula  para os  fundos da minha casa e separar os tipos de materiais. Então  decidi construir um residuário para colocar na cozinha da minha casa. Fiz um projetinho, e meu pai me ajudou a construir. Compramos madeira e parafusos e em dois dias terminamos. Peguei as tintas que tinham aqui em casa  e pintei em três dias.
Vamos ver se vai funcionar  



ANTES


DEPOIS


terça-feira, 4 de novembro de 2014

Pré rodada do Congresso da Juventude Lixo Zero

Quando? Dia 5/11
Aonde? CMPS- Colégio Militar de Porto Alegre
Que horas ? Das 14 as 17 horas
Programação:
14h-      Paola Veppo                          Trajeto Revalorize com Paola Veppo

14h30-   Adv. Caroline    Lixo sociedade de consumo e injustiça ambiental

15h-          Eduarda Jaeger                Projeto Lixo Zero

15h20-      Coffee Break                          

15h35-      Francisco da Costa      Desenvolvendo pratica sustentável
       
16h05-        Jessica                          Liderança

16h35-       Leticia e Samantha       Poliway pavimentação alternativa

17h                  Debate/ Final                          

Mais informações:

https://www.facebook.com/events/665546763544177/

domingo, 5 de outubro de 2014

Segunda caixa completa :))

Hoje a segunda caixa da composteira esta cheia.
Isso significa que precisei esvaziar a primeira e trocar elas de lugar. O adubo está praticamente pronto ( pequenos galhos e algumas cascas
de ovos não se decompuseram).
Tirar o adubo da caixa não é tão simples como parece pois existem muitas minhocas na caixa. Eu escolhi a grama e o canteiro de flores da minha casa para botar o adubo. Então coloquei a caixa um pouco no sol,para as minhocas irem para o fundo e eu apenas pegar a terra para botar na grama. Peguei a terra onde tinha mais minhocas para colocar no canteiro.Algumas minhocas deixei na caixa, já que vou encher ela de matéria orgânica de novo.

sábado, 20 de setembro de 2014

Novidades

Não ando tendo muito tempo para postar, por causa da faculdade, tenho algumas novidades sobre a composteira. A segunda caixa esta quase cheia, só que acho que as minhocas da caixa de baixo não subiram.Vou ter que fazer algo pra isso acontecer, acho que os buracos estão meio pequenos. A matéria da primeira caixa ainda não se decompôs totalmente. Essa semana coloquei mais matéria seca, pois achai que esteva muito úmida  a matéria da segunda caixa.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Como estão indo as coisas por aqui...

 Dia 3 de agosto a primeira caixa da minha composteira foi cheia, e já tinha produzido bastante chorume.


Não tinha mais falado com estava indo a separação do lixo aqui em casa. As coisas estão melhorando... Meu padrasto já esta passando uma água no material, minha mãe continua firme, e meu irmão larga na pia. Mas agora anda bem mais fácil porque eles quase já sabem qual lixo colocar cada coisa. O maior trabalho é meu, tenho que botar diariamente os resíduos orgânicos na composteira e separar os materiais recicláveis que estão na gôndula. Estou pensando em fazer algumas mudanças para deixa mais prático, mas ainda não coloquei nada em prática. 

É deste modo que coloco o material para a coleta seletiva pegar. Na caixa da esquerda tem papelão, na do lado tem garrafas e potes maiores,na próxima tem tetra park e no saco azul todos os plásticos. 




quinta-feira, 24 de julho de 2014

Pensar!

Muitas pessoas falam o que que vai adiantar juntar um copo de plástico do chão,ou qualquer outro lixo, fazer uma composteira ou separar o lixo? Isso não vai adiantar nada, o governo não melhora, a sociedade não faz a sua parte, não ajudam  o meio ambiente , são poucos que nem tu que fazem isso. Daí eu lembro daquela historinha do beija flor.
O Beija-flor e a floresta
     Numa imensa floresta viviam milhares de animais que desfrutavam daquele lugar maravilhoso quando uma enorme coluna de fumaça foi avistada ao longe e, em pouco tempo, embaladas pelo vento, as chamas já eram visíveis pelas copas das árvores. Os animais para se salvarem do incêndio começaram a correr, fugindo... Eis que, naquele momento, uma cena muito estranha acontecia. Um beija-flor voava da cachoeira ao fogo, levando gotas d'água em seu pequeno bico, tentando amenizar o grande incêndio. O elefante, admirado com tamanha coragem, aproximou-se e perguntou-lhe:
      - Seu beija-flor, o senhor está ficando louco? Não está vendo que não vai conseguir apagar esse incêndio com gotinhas d'água? Fuja enquanto é tempo! Não percebe o perigo que está correndo? Se retardar a sua fuga talvez não haja mais tempo de salvar a si próprio! O que você está fazendo de tão importante?
E o beija-flor respondeu:
       - Sei que apagar este incêndio não é apenas problema só meu senhor elefante. Eu apenas estou fazendo a minha parte! Preciso deste lugar para viver e estou dando a minha contribuição para salvá-lo!  o senhor elefante tem razão quando diz que há mesmo um grande perigo em meio às chamas, mas acredito que se eu conseguir levar um pouco de água em cada voo que fizer da cachoeira até o fogo, estarei fazendo o melhor que posso para evitar que nossa floresta seja destruída. Em menos de um segundo o enorme animal marchou rapidamente atrás do beija-flor e, com sua vigorosa capacidade, acrescentou centenas de litros d’água às pequenas gotinhas que ele lançava sobre as chamas. Notando o esforço dos dois, em meio ao vapor que subia dentre alguns troncos carbonizados, outros animais lançaram-se para a cachoeira formando um imenso exército de combate ao fogo.
E venceram o incêndio.
Ao cair da noite, os animais da floresta estavam exaustos pela dura batalha vivida, mas vitoriosos porque permaneceram sobre a relva que duramente haviam protegido.
Autor desconhecido

E nessa história aprendemos que para tentarmos mudar as pessoas, o mundo, precisamos cada um fazer a sua parte, assim influenciamos os que estão ao redor, e cada vez mais pessoas irão fazer a sua parte. Reflita as suas atitudes.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Hoje fazem três semanas que eu estou utilizando a minha composteira, ela já esta bastante cheia, estou achando ela em boas condições, esta cheia de minhocas e não esta muito úmida. Dei uma boa mexida nela (figura 1) hoje e depois acrescentei grama(para fazer a compensação de carbono e nitrogênio)(figura 2).Pena que 
não vou conseguir preencher ela normalmente este mês, pois vai diminuir o numero de pessoas na minha casa por um tempo. Mas daqui a uns 15 dias posto noticia sobre como ela esta.



(Figura 1)

(Figura 2)

sábado, 12 de julho de 2014

Cooperativa Mundo + Limpo

Fui visitar uma cooperativa estes dias, que transforma  óleo de cozinha usado em sabão e produto de limpeza pesada . Um trabalho bem legal. O azeite é um grande contaminador de água.  1Litro de óleo de cozinha contamina 1000000 Litros de água. A cooperativa gera renda para 7 pessoas que trabalham lá. Cada vez  a cooperativa  esta alcançando mais espaço na sociedade, este ano ela conseguiu  ter nota fiscal, podendo vender seus produtos para um maior número de pessoas e empresas.Então sempre tem a pergunta: Como jogar o óleo fora? Coloca-se o azeite  em uma garrafa pet  e coloca-se no lixo no dia que a coleta seletiva passa(na minha cidades tenho certeza que funciona assim) , que ira encaminhar para cooperativas como esta que eu visitei ou também podem encaminhar para outras finalidades como o biodiesel e ração de animais.

Na figura abaixo são os sabonetes sendo feitos, eles estão na forma para secarem e virarem, sabão.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Minha composteira :)

Hoje fazem duas semanas que minha composteira esta ativa. Estou colocando matéria orgânica que produzimos diariamente aqui em casa, alem de folhas, restos de podas do jardim e serragem. Achei ela muito úmida no inicio e andei colocando bastante serragem. Ela possui pouco cheiro, mas não consegui evitar que aparecesse a mosca da fruta. Tenho medo de que não demore 15 dias para encher a caixa, pois ela já esta em um nível alto(pois a caixa deve ser enchida em um mês), minha esperança é que o volume do composto vá diminuindo com o passar dos dias.Tirando isso acho que ta dando tudo certo.

sábado, 5 de julho de 2014

Como funciona a composteira que eu adquiri

A composteira que eu adquiri é composta por três caixas. Sendo as duas primeiras utilizadas para armazenar matéria orgânica. Depositamos a matéria orgânicos  na primeira do topo e, após fechado o período de um mês e completa a capacidade da caixa, alternamos a inicial pela segunda. Quando essa segunda caixa estiver completa, a primeira (no caso, agora está no lugar da segunda) estará em forma de adubo. Teremos então um ciclo para descarte de matéria orgânica gerado por nossas residências e, ainda, teremos um adubo para nosso jardim. A terceira caixa (a última) serve para armazenar o chorume (liquido formado através da decomposição da matéria orgânica).

domingo, 29 de junho de 2014

Composteira Doméstica (minhocário)

O QUE É UMA COMPOSTEIRA ?
Uma composteira é um lugar feito para colocar matéria orgânica, e com o tempo, essa matéria orgânica se decompõe  e vira adubo (terra).
Existem vários tipos de composteiras . A mais comum é aquela feita diretamente  na terra, mas existem de plástico, madeira, tijolos  etc.

O QUE PODE COLOCAR EM UMA COMPOSTEIRA?
Restos de alimentos,frutas(acidas não em muita quantidade),podas de grama e folhas de árvores, alimentos cozidos ou assados (não em muita quantidade), filtro de café, borra de café, guardanapo,cinzas ,casca de ovo..

O QUE NÃO PODE COLOCAR NA COMPOSTEIRA?
Fezes de gatos e cachorros,carnes, gorduras, laticínios (a decomposição é muito lenta e tais alimentos podem atrair animais indesejáveis),derivados de leite,guardanapo colorido e nenhum tipo de plástico(derivados do petróleo).


OBS: A composteira precisa ter compensação de carbono(70%) e nitrogênio(30%). A fonte de carbono são os restos de alimentos e frutas etc. A de nitrogênio, são as folhas, gramas e guardanapos. Esse fator é muito importante para não gerar mau cheiro.



terça-feira, 24 de junho de 2014

Depois de duas semanas procurando uma composteira, achei uma mais acessível  do que as que eu tinha visto em sites na internet.
Como muitas pessoas não sabem onde comprar vou dar uma dica: PW Plásticos na Cidade de Canoas ou pelo site  http://pwplasticos.com/2014/  A composteira é encontrada no setor dos contentores fechados . Nas próximas postagens vou explicar o que é uma composteira, o que pode ser colocado nela(tipo de resíduo) e como funciona a composteira que eu adquiri.

sábado, 21 de junho de 2014

Moram na minha casa 4 pessoas, meu irmão de 22 anos , meu padrasto de 55 anos  e minha mãe de 49 anos. Cada idade encara uma mudança de maneira diferente, cheguei em casa e falei que iríamos virar uma casa lixo zero(reciclar 90% do nosso lixo gerado ),expliquei o que que iriamos fazer. Minha mãe disse lá vem ela com as loucuras ambientais, meu irmão falou que não ia lavar o lixo, meu padrasto não falou muito.Mas eles viram minha vontade de fazer, e que eu realmente gosto disso, então minha mãe é a que mais me apoia , meu irmão não lava o que ele gera, mas deixa na pia e sempre alguém lava. Para isso funcionar não ia adiantar eu deixar a lixeira como estava, então tirei a lixeira da cozinha e botei uma caixa, onde nela colocávamos somente o lixo seco limpo, e deixei a lixeira pequena para coisas que não podiam ser recicladas e também não é lixo orgânico.
                                   
Mas em menos de uma semana troquei a caixa por uma gôndula, que ficaria mais organizado e não teria reclamações da minha mãe.
                                      
Funciona assim: o resíduo que geramos é lavado e posto no escorredor de louça, e quando seco é colocado na gôndula. Uma vez por dia eu retiro este material da cozinha e levo la nos fundo da minha casa, onde eu  separo e guardo ele.  
                                    
Na lixeira cinza coloco todos os tipos de plastico que nos produzimos e na caixa verde vai os outros tipos de material, como papelão, embalagem de leite, vidro, alumínio...
Toda sexta feira passa a coleta seletiva no meu bairro, e eu que sou responsável  por colocar o ''lixo'' durante a manhã na frente da minha casa. Diariamente eu peso o quanto nos produzimos para eu ter um controle inicialmente.

Mas nós não produzimos somente estes resíduos nas nossas casas, temos o lixo orgânico, o lixo do banheiro e o cocô dos cachorros. E o que fazer? Cocô dos cachorros e papel higiênico da para jogar no vaso sanitário(na minha casa não conseguimos fazer isso, pois nossa encanamento não nos permite porque entope.
O lixo orgânico é bem fácil de solucionar, só precisamos de uma composteira, que eu ainda não tenho.
Existem vário tipos de composteiras as mais comuns  é aquelas feita no chão, mas que não é muito adequada para quem tem cachorro, e impossível para quem mora em apartamento, existem composteiras de plástico que são muito simples de ter em casa e não gera cheiro.
Queria fazer uma e não comprar uma de plástico, porém fazer de balde ela fica muito pequena, logo mais vou adquirir uma, na minha cidade eu não achei para comprar só pela internet.


Pensamos em mudar os lugares onde frequentamos, a nossa cidade, o nosso país até o mundo em relação ao lixo que produzimos diariamente, mas primeiro precisamos mudar a nossa casa.Decidi fazer isso, ou pelo menos tentar fazer isso. MAS COMO? Podemos fazer de várias maneiras, pode até ser simples, mas que não tem m resultado tão bom, ou pode ser um pouco mais trabalhosa, mas podemos em vez de ocupar os aterros sanitários para onde  nosso ''lixo'' vai, podemos transformar esse ''lixo'' em matéria prima para algumas empresas, fonte de renda para muitas famílias. Começamos aqui em casa há muitos anos atras a separar o lixo, nada muito rigoroso, tinha um lixo pro seco e um pro orgânico. Já estávamos ajudando, mas não muito,embora minha cidade tenha triagem do lixo antes de ele ir pro aterro,muitas vezes se perde material por estar contaminado com o lixo molhado, que acaba as vezes ate sendo misturado no caminhão quando rompe as sacolinhas plásticas. Há  mais ou menos 15 dias estou em um processo de implantação do lixo zero na minha casa, ainda estou bastante longe, mas vou postar aqui o que estou fazendo.

terça-feira, 10 de junho de 2014

OLA, meu nome é Eduarda, tenho 17 anos e curso Engenharia Ambiental na Unisinos. Dia 5 participei do 5° Forum Internacional de Resíduos Sólidos, onde me deparei com um projeto de Lixo Zero, e no momento já pensei em tentar fazer na minha casa, conversando com o palestrante me  deu mais vontade ainda de fazer... e compartilhar com algumas pessoas que como eu que gostam de cuidar do meio ambiente. No blog vou postar o que estou fazendo aqui na minha casa, e as dificuldades que eu estou tendo pra tornar ela uma casa Lixo Zero, e algumas curiosidades também.